top of page

Os Piolhos preferem certos tipos de sangue?

Updated: Apr 13, 2021

Ao longo dos anos foram criados muitos mitos sobre piolhos, um desses é que os piolhos são atraídos por certos tipos de sangue.

A realidade é que, embora este seja um mito amplamente popular, há uma parte de verdade nele. No entanto, essa parte de verdade quase não tem impacto sobre as probabilidades dos seus filhos apanharem, ou não, piolhos. Vamos explicar...

clinica do piolho

Os piolhos são atraídos por todos os tipos de sangue

Em primeiro lugar, os piolhos não precisam ter o mesmo tipo de sangue do seu hospedeiro, e os piolhos não preferem um tipo de sangue específico. Portanto, independentemente de seu filho ser A, B, AB ou O, isso não aumentará ou diminuirá suas possibilidades de apanhar piolhos. No entanto, a capacidade dos piolhos de se transferirem de uma cabeça para outra é baseada na compatibilidade do fator Rh do sangue do novo hospedeiro.


O que é um fator Rh?

Além de seu tipo (A, B, AB ou O), o sangue pode ter um fator Rhesus positivo ou negativo, ou fator Rh, que é a presença ou ausência de um determinado tipo de proteína encontrada na parte externa das células sanguíneas . Por esse motivo, cada tipo de sangue pode ser agrupado como Rh positivo ou Rh negativo.


Os piolhos necessitam do mesmo fator Rh num novo hospedeiro

Depois de eclodirem, os piolhos devem continuar a alimentar de sangue com o mesmo fator Rh por toda a vida. Isso porque, se alterarem os fatores Rh, a incompatibilidade fará com que o trato intestinal exploda. Por esta razão, os piolhos permanecerão no hospedeiro original, mesmo se houver outras áreas de alimentação nas proximidades.


Portanto, os piolhos só podem ser transferidos de uma pessoa para outra se o hospedeiro anterior e o novo hospedeiro tiverem o mesmo fator Rh. Isso significa que as crianças A +, B +, AB + e O + podem passar piolhos umas para as outras. Por outro lado, A-, B-, AB- e O- podem passar piolhos umas para as outras.


Os piolhos irão alterar o fator de Rh para evitar a fome

No caso de um piolho estar morrendo de fome, ele pode alimentar-se de um hospedeiro com um fator Rh diferente. Sim, isso acabará por levar à morte desse piolho. No entanto, se o piolho for uma fêmea capaz de colocar os seus ovos antes de morrer, a infestação continuará sem impedimentos - já que seus filhotes serão compatíveis com o novo hospedeiro a partir do momento em que começarem a alimentar. Afinal, a sobrevivência é o principal instinto de um piolho.


O tipo sangue não é importante

No final, a verdade é que a velocidade com que os piolhos são capazes de se espalhar num grupo de crianças pode depender dos valores Rh positivos ou negativos do sangue. E, em algumas raras ocasiões, seu filho pode evitar a infestação se o fator Rh for incompatível com o de outra criança infestada por piolhos. No entanto, devido à prevalência de cada grupo sanguíneo, assim como de piolhos, a probabilidade do seu filho ser infestado será a mesma.


Tratamento profissional de piolhos no Algarve

É importante conhecer a verdade sobre uma infestação de piolhos para verificar o que é uma preocupação real e como obter o tratamento de piolhos correto. Muitos pais procuram a Happy Heads Clinic porque informamos sobre factos que refutam os mitos.


Livre-se dos piolhos com a ajuda dos profissionais

A Happy Heads Clinic é um centro profissional de tratamento de piolhos em Faro, no Algarve. Informe-se sobre nosso tratamento que pode eliminar os piolhos em pouco mais de uma hora! Nossos profissionais oferecem o melhor e mais confortável atendimento para tratar os piolhos.

133 views0 comments
bottom of page
03359d777cf56fd1ea40558452093cf61c6cc922